Cachorro doente

Quais as doenças mais frequentes em Cães

Assim como os homens os cachorros também tem aumentado muito a sua expectativa de vida. Atualmente é comum um cachorro chegar aos seus 18 anos em bom estado. A prevenção com vacinas, cada dia mais eficientes e mais amplas tem contribuído muito para esta longevidade.

As doenças mais comuns e frequentes na vida dos cães são:

Parvovirose – Virose

Altamente contagiosa, causa anorexia (falta de apetite), diarreia com sangue, vômitos, febre e desidratação rápida.

Prognostico (possibilidade de recuperação) é ruim.

Tratamento – internação.

Cinomose

Doença extremamente contagiosa de um cachorro para outro, atinge sistema gastrointestinal, sistema respiratório e sistema nervoso. Os principais sintomas clínicos são diarreia, febre, pneumonia, coriza,

bronquite e distúrbios neurológicos (ataques convulsivos e encefalite).

Tosse dos canis – Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina é causada por um vírus da parainfluenza canina , causando tosse sem catarro e febre baixa.

Hepatite infecciosa canina

Causada por um adenovírus canino, atinge os rins e o figado causando diarreia, anorexia, febre e vômitos amarelo-esverdeados

Estas 4 doenças não são contagiosas para o homem, os virus só abitam em células caninas e  acomete principalmente  animais não vacinados e ou  filhotes não imunizados, onde as mães não também não foram vacinadas e foram expostas a condições de higiene e nutrição desfavorável. É fundamental que as vacinas estejam sempre em dia para evitar uma série de problemas e manter a saúde do seu amigo em dia.