No Distrito Federal, a meta é vacinar 270 mil cães e gatos

Importância das Vacinas em Cães e Gatos

No Distrito Federal, a meta é vacinar 270 mil cães e gatos
A vacinação é o melhor  método de prevenção e proteção contras as doenças mais frequentes dos cães e gatos.
Principais vacinas dos cães.
1- Déctupla V10 – contra parvovirose, coronavirose, cinomose, hepatite infecciosa,parainflenza,adenovírus e leptospiroses(L.canicola,Lgrippotyphosa,L.icterohaemorrhagiae e L pomona).
2- Pneumonia.
3- Giardia.
4- Leishmaniose.
5- Imunocan
6- Raiva
7- Dupla V2 ou Tríplice V3
A vacinação nos cães podem iniciar a partir dos 32 dias de vida a critério do veterinário.
Principais vacinas dos Gatos.
1-Tríplice felina – V3.
2-Quadrupla felina – V4 ,(Tríplice+ clamidíase).
3-Quíntupla felina – V5 ,(Quadrupla+ leucemia).
4-Raiva.
A vacinação dos felinos inicia-se aos 60 dias.
Os protocolos de vacinações podem variar de acordo com a saúde,idade,procedência e ambiente, a critério do médico veterinário.
Fêmeas vacinadas antes da gestação transmitem maior número de anticorpos para os filhotes, aumentando a proteção da ninhada.
Nos cães, próximo ao 42 de vida (4 semanas) os filhotes começam a perder os anticorpos maternos e adquirir os anticorpos vacinais. Este período pode ser chamado de ¨Janela de abertura¨ e é quando os filhotes correm maior risco de vida, pois estão mais exposto às viroses, principalmente parvovirose,cinomose e coronovirose. Os passeios com filhotes devem ser evitados nos primeiros 3 meses de vida.
A vermifugação devera ser efetuada antes da vacinação,entre 25 e 30 dias de vida nos filhotes e nos adultos de 6/6 meses.
Animais doentes não devem ser vacinados em hipótese alguma, por isto,  todo processo de vacinação devera ser supervisionado pelo veterinário.
O  cartão de vacinação deve acompanhar o animalzinho por toda a sua vida inclusive nas suas viagens.
Todas as vacinas devem ser revacinas (reforçadas) anualmente.
Quem ama vacina, mantenha sempre as vacinas do seu animalzinho em dia.