Ligue Agora (31) 3332-5850
(31) 98437.7289 Fale no WhatsApp
Cão com diarreia

Giardíase em cães e gatos. Saiba o que é!

As diarreias representam mais de 50% das visitas dos proprietários de cães e gatos nas clínicas e consultórios veterinários. Na anamnese (histórico do animal relatado pelo proprietário) a principal reclamação é de que a diarreia não melhora e está com uma cor esverdeada e com mau cheiro.

As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas ao homem ou aos animais através do contato direto ou indireto podendo acometer várias espécies de mamíferos, e aves. A giárdia é uma Zoonose transmitida por um protozoário de inflicção crônica e transmitida para o homem através da ingestão dos cistos da giárdia, que podem estar presentes nas plantas, água, na pelagem e fezes dos animais.

Os sintomas clínicos da giardíase são caracterizados por diarreia de cor esverdeada intermitente, associado com quadro de perda de peso, desidratação, podendo ocorrer episódios de vômitos e estão presentes, principalmente, em filhotes que vieram de locais contaminados e que as mães não haviam sido vacinadas contra giárdia.

O tratamento é feito com medicamentos orais como o metronidazol, hidratação do animal, rações específicas para quadros de diarreia e vacinas contra giárdia que conseguem reduzir os sinais clínicos e a quantidade de cistos eliminados no ambiente.

Nos casos mais graves, às vezes, é necessário fazer um tratamento das pessoas da família.

A prevenção da doença é o melhor caminho, podendo ser feito com vacinas contra giárdia, tratamento de todos os animais contaminados e uma rigorosa descontaminação do ambiente com produtos a base de amônia quaternária. Em casos mais extremos é necessário retirar os animais do ambiente.

Por ser uma doença de prevalência muito elevada e de difícil tratamento, sempre é necessário procurar o veterinário para tratar os animais doentes e fazer uma prevenção para evitar recidivas.

Ficou com dúvidas? Fale com nosso Médico Veterinário Dr. Geraldo (31) 3372-3972 / 3332-5850 / 9907-0845.