Cachorro na praia

Doenças de cachorros mais comuns no litoral

Levar seu cachorro à praia durante as férias nem sempre é possível, principalmente quando os donos do cachorro vão para um hotel, pois nem todo hotel recebe cachorro e maioria das cidades beira mar não tem hotel para cachorro. Quando o proprietário vai ficar numa casa de praia é mais fácil levar seu animalzinho.

Seja qual for o local onde vai ficar, deve-se planejar para levar seu cachorro para a praia.

No litoral existem dois problemas com os quais você deve se preocupar:

O bicho geográfico ou larva migrans cutânea é causada pela penetração de larvas de parasitas de cães e gatos na pele do homem, principalmente o Ancylostoma brasiliensis, encontrado na areia. A prevenção com tratamento dos cães parasitados é a melhor solução.

A Dirofilariose ou parasita do coração é uma doença causada por formas larvares do nemátodo chamado Dirofilaria imitis, transmitidas pela picada de um mosquito, muito recorrentes nesse tipo de ambiente. As larvas migram, penetram na pele e chegam ao coração e podem provocar sérios distúrbios cárdicos e vasculares no cachorro podendo leva-lo a óbito. A prevenção com repelente do mosquito é a melhor solução.

Para evitar que suas férias sejam desastrosas para você e seu animalzinho, o mais indicado é fazer alguns procedimentos preventivos junto a um Médico Veterinário. Depois disso é só curtir bons momentos em família.

Ficou com dúvidas? Fale com nosso Médico Veterinário Dr. Geraldo (31) 3372-3972 / 3332-5850 / 9907-0845.