Ligue Agora (31) 3332-5850
(31) 98437.7289 Fale no WhatsApp
Cachorro doente com febre

Acho que meu cachorro está com febre, posso dar Novalgina para ele?

Na clínica veterinária é muito comum os proprietários fazerem esta pergunta, toda vez que eles acham que seus cachorros estão doentes.

A Novalgina ou Dipirona é um medicamento que está em quase todos os lares do Brasil, muito utilizado para dor de cabeça nos humanos. Pela facilidade de acesso a este medicamento, os proprietários de cães e gatos utilizam este medicamento toda vez que acham que eles estão com dor ou febre.

No entanto, a intoxicação por Dipirona é muito comum nos cães e gatos e pode levar a queda da pressão, anemia hemolítica, baixa dos leucócitos (células de defesa), diarreia, febre e vômitos. Os felinos têm mais dificuldade de metabolizar a dipirona e podem se intoxicar com mais facilidade.

A Dipirona é um dos medicamentos mais utilizados na clínica veterinária, porém deve ser utilizada com muito critério de acordo com o quadro clínico.

Qualquer medicamento administrado em doses e frequência inadequado pode levar o animal a um quadro de intoxicação, neste caso o animal deve ser levado ao veterinário para receber o tratamento necessário.

Todo medicamento, controlado ou não, deve ser prescrito pelo médico veterinário.

FICOU COM DÚVIDA?
LIGUE PARA O NOSSO MÉDICO VETERINÁRIO (31) 3372 – 3972 /  9907 0845 (Dr.Geraldo)